Web Radio Sinfonia Jovem

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Conheça um pouco de Ibiapina


GEOGRAFIA
Área: 368,1km².
Área(% em relação ao Estado): 0,23.
Altitude: 878m.
Latitude: 3°55.
Longitude: 40°53’.
Mesorregião: Noroeste Cearense.
Microrregião: Ibiapaba.
Limites: Norte: Ubajara; Sul: São Benedito; Leste: Mocambo; Oeste: Estado do Piauí.
Distritos: Alto Lindo, Santo Antônio da Pindoba.
Acidentes Geográficos: Riachos Pejuba e Jaburu.
Recursos Hídricos: Pluviometria: (a média anual é de 1.684mm).
Atrativos Naturais: Cachoeira da Ladeira, Barragem dos Granjeiros, Bica Pinguruta, Bica de Monte Belo, Cachoeira da Curimatã, Cachoeira do Galo, Bica do Frade, Mirantes e Trilhas dos Aparatos.
ESTATÍSTICAS
População, Censo de 1999:21.721.
Densidade Demográfica(hab/km²): 60,26.
Distância da Capital em Linha Reta: 268km.
Distância por Rodovia: 338km.
Vias de Acesso à Capital: BR 222, Ce 187.
Abastecimento D’água: 839 ligações.
Energia Elétrica: N° de consumidores: 3.197.
Total Consumo: 368.450.·

DIVISÃO TERRITORIAL. (DISTRITOS E LOCALIDADES) -
Distrito de Santo Antônio da Pindoba, criado em 1887, lei N º 1773.- Distrito de Alto Lindo, criado em 1991, lei N º 42.
Norte – Moitinga, Lagoa, Areias, São Pedro, Pernambuquinho, Macajuba, Benedito, São Domingos, São Bento, Pimenta, Cocal, Boqueirão, Limão, Goiabeira.
Sul – Vereda, Araças, Bebidas, Sabonete, Cotovelo, Pejuaba, Santa Maria, Canto Alegre, Curralinho, Brejo, Flores, Monte belo, Santa Clara.
Leste – Carnaubal, Barro Vermelho, Fechado, Cinta, Taquaratí, Boa Vista, Boa Água, Baixão, Paus Altos, Santa Clara, São Bento do Inocêncio.
Oeste – Gameleira, Pereiros, Revedouro, Barrinha dos Fernandes, Malhadinha, Monte do Zé Lúcio, Brejo, Mocambo, Monte do Amador, Buraco do Zeza(exploração turística), Pindoba, Algodões, Nazaré, Lagoinhas, Santa Tereza, São Bento dos Sá.
Centro I – Pimenta, Goiabeira, Cocal, São Francisco, Santa Bárbara, Cambito, Bilheira, Jardim, Barroquinha, Barrinha, Macaba, Queimadas, Cajueiro, Cordeiro, Canto Alegre, Pituba, Jacobina, Seis Paus, Ouro, Capela, Laranjeira, Pedrinhas(bairro).
Centro II – Tauã, Jurema Norte e Sul, Jurupiranga, Alto do Major, Paratibe, São João(bairro), Janeiro, América, Betânia, Tauã de Baixo, Petrolândia, Buritizinho, Batinga, Raimundo Linhares(bairro), São José, Paturi, Sobradinho, Centro, Cachoeira.·

ASPECTOS FISIOGRÁFICOS.
Clima: Fresco e agradável. A temperatura oscila de 17 a 27 graus, com a maior freqüência em 25º centígrados.
Ocorrem precipitações pluviométricas da ordem de 1618 milímetros.
Vegetação: A vegetação assume feições dependentes das situações: geomorfológicas, pedológicas e climáticas, assim sendo, temos composições botânicas representativas de serra, sertão e carrasco.
Dentre as plantas arbóreas, arbustivas e herbáceas mais comuns, podemos citá-las por seus nomes vulgares: babaçú, pau d’arco, jatobá, anjico, paraíba, mulungú, muricí, chapéu de sol, pitinijuba, arapiraca, feveira, sucupira, frei Jorge, camunzé, aití, hervança, chanana, vassourinha e enfim, uma grande variedade.
Relevo: O relevo é suavemente ondulado, com altitude em torno de 890m na sede, caindo gradativamente para o carrasco e abruptamente para o sertão. O município está fisiograficamente dividido em três regiões: úmida, sub-úmida e seca, que compreende o carrasco e sertão. Os terrenos são em parte declinosos, permeáveis, porosos, profundo, pouco férteis e muito sujeitos à erosão acelerada, por falta de cobertura vegetal.
A maior parte do seu território é composto por solo da classe areias quartzozas, que se caracterizam por apresentarem restrições ao uso agrícola devido a baixa fertilidade natural, textura excessiva, alta permeabilidade, baixa capacidade de retenção de água e suscetibilidade à erosão e servem para o cultivo da mandioca, batata-doce, cajueiro, coqueiro e etc.
Solo: O solo, bastante fértil e rico em substâncias nutritivas, presta-se para uma grande variedade de culturas permanentes e temporárias, destacando-se em ordem decrescente de área cultivada, o café, a cana-de-açúcar, mandioca, abacate, milho e o feijão.
Hidrografia: O regime hidrográfico do município é condicionado e afetado dentro de outros fatores pela má distribuição de chuvas e pelas condições geológicas das bacias hidrográficas de seus rios. O município tem uma precipitação anual média de 2000mm, possui os rios Pituba e Pejuaba praticamente perenes, e o lençol freático está tendendo para um rebaixamento do seu nível.
O município de Ibiapina divide-se em três zonas: Zona Úmida, Zona do Carrasco e Zona do Sertão.·

DESCRIÇÃO DOS ASPECTOS DEMOGRÁFICOS.
Evolução populacional dos anos de 1996 a 2000.
1996 – 20.905 habitantes.
2000 – 22.146 habitantes.
Taxa de crescimento – 1.45%.

TURISMO E RECURSOS NATURAIS.
Ibiapina é banhada pelos riachos Jaburu e Pejuaba. Oferece aos turistas belas vistas como:
O mirante na ladeira, onde se observa as belezas naturais do sertão: a ladeiras que em seu curto percurso encontra-se formidáveis banhos e cachoeiras, como se destaca o banho de chuviscos nevoados caídos dos altos barrancos da SERRA, bem as Cachoeiras da Boa Vista, Santa Tereza, Barragem dos granjeiros, Bica do Monte Belo, Cachoeira da Curimatã, Cachoeira do Galo, Bica do frade, Buraco do Zeza ( contendo 07 cachoeiras) e aparatos.
Ibiapina na área de eventos destaca-se pela realização do carnaval em praça pública, festas juninas, festas religiosas, comemoração da emancipação política do município (23 de novembro) e festas comunitárias nos Distritos e Sítios durante todo o ano.·

ATIVIDADE ECONÔMICA E RENDA.
O município de Ibiapina como na grande maioria tem sua principal renda na agricultura e Prefeitura Municipal de Ibiapina, existe uma refinaria de álcool (AGROSERRA) mas não oferece boas condições de trabalho, a AGROVALE indústria de doces, sucos, extrato de tomate e polpa de frutas encontra-se desativada a vários anos.
Na cidade de Ibiapina podemos encontrar na área da agricultura o plantio de café, banana, cana-de-açúcar, mandioca, feijão frutas das mais variadas, hortaliças. Na pecuária podemos destacar pequenas criações de caprinos, aves e bovinos.O comércio de Ibiapina é atacadista e varejista.

Fonte: http://www.jornalexpress.com.br/noticias/detalhes.php?id_jornal=7345&id_noticia=20

Um comentário:

Cláudia Borges disse...

Adorei o link!e como professora da rede municipal, essas informaçoes serão úteis. Já desenvolvo um meio de repassá-las aos alunos, que de uma maneira simples e objetiva conhecerão um pouco mais sobre sua
cidade.Parabéns pelo trabalho.Mostra-nos que faz o que gosta.